•22:56
Ao longo do tempo fomos construindo as máscaras que envolvem o ego, as “personas” segundo Freud, e com elas fomos desenvolvendo uma série de projeções daquilo que gostaríamos de ser ou ter.
Alguns querem ser “bonzinhos” e românticos, para seduzir a pessoa por quem está apaixonado, fingindo gostar disso ou daquilo para agradar o outro, outros preferem um carro mais caro para mostrar o poder e status, outros preferem usar roupas de marca e da moda para mostrar sofisticação e luxo, enfim, aprendemos a acobertar quem somos debaixo das máscaras do ego, simplesmente para conquistar alguém do qual estamos interessados.
Sem falar daqueles que vivem sendo outra pessoa diante dos amigos, dos filhos, da família, da esposa, dos colegas de trabalho,...apenas por achar que se mostrando o mais forte e poderoso, será respeitado e admirado por todos. Não percebem que isso é insegurança, baixo estima e uma série de conflitos internos que precisam ser resolvidos.
As pessoas que não estão em equilíbrio com seu Eu, sentem essa necessidade ser o “máximo” o tempo todo, de manifestar sua graça, de falar bonito, de ser mais inteligente, de ser o melhor em tudo, e conseqüentemente gerando expectativas em outras pessoas que estão assistindo toda essa encenação, sem saber que por trás de todo esse teatro, está o medo de mostrar suas fraquezas, o medo de não ser aceito pelos outros, e isso se torna uma doença.
Dentro de um relacionamento, isso é muito comum, e é por isso que está aumentando cada vez mais o índice de separações no mundo, pois as pessoas se casam idealizando na outra isso ou aquilo e se criam nessas predisposições que não são reais.
Outra coisa muito comum é idealizar uma relação como fonte da sua própria felicidade, esquecendo que a felicidade é um sentimento interno, que deve vir de dentro pra fora e não pelos atrativos de outra pessoa.
Todos desejam a felicidade, e muitos querem se livrar de algum sofrimento começando um novo relacionamento, ao invés de curar a si mesmo, de se construir novamente, de buscar sua liberdade natural e não se aprisionar na identidade de quem você pensa que é.
Com isso, muitos acabam desacreditando no amor real, achando ele impossível, tornando-o inacessível diante do seu mundo ilusório, por falta de informação, clareza e sabedoria de alma.
7 comentários:
Eu acredito que eu sou bem assim, todos os relacinamentos acabam, pq eu não me acho feliz.
e as espectativas furam... é dificil
Vim procurar o significado da palavra "egóica" e acabei me deparando com este texto profundo sobre as expectativas humanas...adorei, parabéns!!!
Estava lendo psicologia e espiritualidade e me deparei com algo que vivenciamos diariamente, as pessoas se transformando para mostar o que não são o famoso "estatus" para mim até então era mostar algo para quem vc não gosta o que vc não acredita e quase sempre não tem condições de levar a frente. Parabêns pelo texto.
Cardinale
Parabéns, obrigado pela informação ! Mickael
Uma psicóloca mencionou, ainda a pouco, numa entrevista na TV Amazônica a palavra "egóica" e fiquei curiosa, por isso, acabei chegando a este texto... Parabéns pelo resumo que fizeram, foi bem esclarecedor! Gostei bastante! Obrigada. (Ana Paula Santana).
Sou estudante em psicanálise em educação e saúde, vim em busca do significado da palava egóica e encontrei esse texto com toda definições e carinho para aqueles que buscam uma grande resposta para sua vida pessoal... Parabéns magnífico.( Ana Maria Felix, Recife/PE.)
Agradeço imensamente pela visita ao blog e por cada um ter levado consigo uma Luz maior sobre nossos conflitos humanos...
Lembrando... que podemos sempre vencer o FALSO EGO pela LUZ da REFORMA ÍNTIMA DIÁRIA.
ORAI E VIGIA! Seguimos confiantes nessa jornada.
Simone Alves Shubra